Serviços

Combate a Roedores

Os roedores comensais são mamíferos de hábitos alimentares omnívoros que têm como principal característica, fortes dentes incisivos que crescem continuamente. O ato de roer, ajuda a desgastá-los. Dentes caninos e pré-molares são inexistentes, havendo no local um espaço denominado diastema, que lhes permite roer materiais não alimentares sem colocá-los na boca.

Eles têm hábito noturno e necessitam de habilidades sensoriais especiais para se moverem livremente, encontrarem alimento e fugirem de predadores no escuro. O olfacto, por exemplo, é bem desenvolvido. Por onde passam, deixam odores que servem para a orientação de outros indivíduos da colónia.

Os roedores comensais têm alta taxa reprodutiva, rápida maturação sexual e grande número de filhotes por gestação, porém o crescimento populacional pode ser limitado por diversos factores, nomeadamente a disponibilidade de alimentos. Para controlar os roedores, além do uso de raticidas é necessário eliminar os meios de sobrevivência através do saneamento ambiental.

Espécies de ratos e ratazanas:

- Ratazana Comum

- Rato negro 

- Rato Doméstico

- Rato do Campo

- Rato do campo de pescoço amarelo

- Rato toupeiro de barragens

- Rato toupeiro

- Rato da Água

 w4OjrABHfeZlm1ESM8_vBjSkyNYZ5fWWdgdrQOlx