Serviços

Combate a Baratas

A estratégia para o controle de baratas consiste na aplicação de inseticidas nos ambientes de infestação ou próximo a eles. Adultos e ninfas que se abrigam em ninhos, ou aqueles que se expõem ao ambiente, tem contato com o inseticida através da superfície e a dose, geralmente letal, é transferida para o corpo através das patas e dos apêndices bucais.

Os mais modernos inseticidas matam instantaneamente por envenenamento do sistema nervoso ou do sistema digestório do inseto. Em geral, apenas uma pequena dose é o suficiente para matar a ninfa ou o animal adulto.

Há várias formulações e diversos métodos de controle, incluindo aplicações a pó e líquidas, na forma de concentrados emulsionáveis ou pó molhável (próprio para diluição), em que o inseticida recebe um agente molhante, substância de elevado grau de absorção a fim de permitir que na mistura com água, forme suspensões dotadas de grande estabilidade. Esta formulação contém, geralmente, de 20 a 80% de princípio ativo. Alguns produtos que não se adaptam às formulações líquidas por falta de um solvente adequado são preparados como pós molháveis para mistura com água.

Também existe a aplicação de iscas. Elas devem ser colocadas em locais estratégicos e em quantidade suficiente para que as baratas encontrem o alimento durante o seu percurso. A duração do inseticida depende, em certa medida, do substrato e das condições ambientais. As baratas não são sociais nem compartilham o alimento obtido com seus semelhantes, por isso as iscas atingem os insetos individualmente. Portanto, para serem efetivas, as iscas devem ser postas em uma variedade alimentar e ser distribuídas em diversas regiões do recinto.

O uso de inseticidas líquidos ou em aerossóis tem sido um controle padrão. As aplicações com formulações em pó tem tido um resultado efetivo, pois a atividade residual desse material dízima qualquer suspeita de ocupação do inseto. Produtos em pó como o aerogel de sílica e ácido bórico (veneno estomacal) tem sido efetivo quando aplicado durante e depois nas construções civis. Para uso mais efetivo do inseticida líquido, em pó ou gel, a aplicação deve ser feita em fendas ou frestas.

 

images?q=tbn:ANd9GcTIkw6NUZqyoz3yK9rx_6u